Machado de Assis - Papéis avulsos.
CONTO – TEORIA DO MEDALHÃO
Teoria do Medalhão é um conto criado pelo escritor realista Machado de Assis, originalmente publicado
na Gazeta de Notícias, no ano de 1881, e posteriormente integrado ao livro Papéis Avulsos.
Neste texto o autor, por meio de um discurso bivocal, apresenta conselhos
inescrupulosos de um pai para um filho visando a alcançar prestígio em uma sociedade de aparências. Edificado sobre as bases
da ironia, a obra aponta para a valorização do parecer acima do ser, analisando o comportamento
medíocre por meio do qual se pode ascender socialmente sem grandes esforços.
RESUMO:
É a história de um pai que após um jantar de aniversário de seu filho o
chama para conversar. Tratam sobre o futuro do filho e o pai começa a
aconselhá-lo que para garantir que o esforço dele durante toda a vida seja
recompensado, ele deve além de sua profissão cultivar o "ofício" de
medalhão.
O ofício requer uma pessoa que não pense muito, não tenha ideias próprias,
que viva para ser popular e chamar a atenção. Esse ofício requer uma pessoa que
quer ter o nome lembrado, mas sem muitos esforços, parecendo ser culto, sábio,
que agrada a todos, simpático, quando na verdade não é. Para isso não se deve
ter ideias que divirjam das demais, ser conivente com a maioria das pessoas,
ser tido como necessário em todos os lugares, eventos sociais e festas.
O pai aconselha-o de diversas formas sobre como não ter ideias próprias,
como passear sempre acompanhado, ir a livrarias apenas para contar piadas ou
acontecimentos do dia, saber das ideias já pensadas na filosofia e sobre as
ciências, mas impedir que algumas dessas ideias influenciem para reflexões ou
mudar seu pensamento. É importante apenas ter fama de ser sábio, sem
necessariamente o ser.
Enfim, ser um "medalhão" é ser uma figura considerada na cidade,
respeitada, querida pela maioria das pessoas. Isto para ser lembrado durante a
vida e depois da morte também.
TRECHOS
REALISTICOS
“A
vida, Janjão, é uma enorme loteria; os prêmios são poucos, os malogrados
inúmeros, e com os suspiros de uma geração é que se amassam as esperanças de
outra. Isto é a vida; não há planger, nem imprecar, mas aceitar as coisas
integralmente, com seus ônus e percalços, glórias e desdouros, e ir por diante.”
Neste
trecho, podemos observar os inconsequentes pensamentos de gerações em que o
“ter” é mais valorizado que o “ser”. Gerações se renovam e chances são
destruídas diante da aceitação de modelos de vida modernos.
“O
mesmo se dá com as idéias; pode-se, com violência, abafá-las, escondê-las até à
morte; mas nem essa habilidade é comum, nem tão constante esforço conviria ao
exercício da vida.”
Este
trecho consiste na concepção dos pensamentos idealizados por filósofos,
cientistas... Uma vez que eram discriminados por seus pensamentos, expondo a
realidade do mundo onde se constroem conceitos.
“É
difícil, come tempo, muito tempo, leva anos, paciência, trabalho, e felizes os
que chegam a entrar na terra prometida! Os que lá não penetram, engole-os a
obscuridade. Mas os que triunfam! E tu triunfarás, crê-me. Verás cair as muralhas
de Jericó ao som das trompas sagradas. Só então poderás dizer que estás fixado”
O
trecho ressalta a ideia do “ter”, onde as pessoas atuam como gananciosas, para
obterem o que podem fazê-las notáveis, excluindo a outras realidades e
admitindo as dificuldades.
Por: Lucas Rodrigues C. F.
Ferreira
Scarlleth P. da Silva 3ºD
Scheulder Araújo Silva
Thaís
Conceição
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