terça-feira, 27 de março de 2012

Resumo do conto (Teoria do medalhão - Machado de Assis) e análise do realismo


Papéis avulsos
Resumo do conto (Teoria do medalhão) e análise do realismo
No conto à um diálogo familiar que acontece em uma noite às onze horas, após um jantar comemorativo dos 21 anos do filho. Quando pai e filho ficam a sós na sala, este aconselha o filho a se tornar um Medalhão, ou seja, um homem que ao chegar à velhice, tenha adquirido respeito e fama na sociedade do Rio de Janeiro do século XIX. Para tanto, será necessário que ele mude seus hábitos e costumes e passe a viver sob uma máscara, anulando os seus gostos pessoais e suas atitudes. E nisso disserta sobre a necessidade do filho de sempre manter-se neutro, usar e abusar de palavras sem sentido, conhecer pouco, ter vocabulário limitado etc.

“(...) A vida, Janjão, é uma enorme loteria; os prêmios são poucos, os malogrados inúmeros, e com os suspiros de uma geração é que se amassam as esperanças de outra. Isto é a vida; não há planger, nem imprecar, mas aceitar as coisas integralmente, com seus ônus e percalços, glórias e desdouros, e ir por diante.(...)”
Neste trecho fica clara a Veracidade que demonstra o que ocorre na sociedade sem ocultar ou distorcer os fatos.

“(...)- Tu, meu filho, se me não engano, pareces dotado da perfeita inópia mental, conveniente ao uso deste nobre ofício.(...)”
Neste demonstra o retrato fiel do personagem,ou seja, caráter, aspectos negativos da natureza humana.

“(...) Faz-se uma lei, executa-se, não produz efeito, subsiste o mal.(...)”
Nesse trecho e possível observar uma denúncia das injustiças sociais mostra para todos a realidade dos fatos.

Trabalho de: Beatriz Souza Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário